Dinheiro no caixa

Toda empresa precisa de caixa disponível para pagar suas contas e despesas em dia, por isso é importante equilibrar o tempo e a quantidade de dinheiro que entra e sai de um negócio em cada período (semana, mês).

Quando falamos em dinheiro, isso não inclui qualquer dinheiro ou valor pertencente à empresa que não possa ser acessado rapidamente por exemplo, depósitos de longo prazo que não podem ser retirados rapidamente, dinheiro devido à empresa por clientes, ações ou ativos.

 

- Obtendo lucro

Para ter lucro, a maioria das empresas precisa produzir e entregar bens ou serviços a seus clientes antes de serem pagos. Portanto, é essencial controlar o fluxo de caixa para que sempre se tenha dinheiro o suficiente para pagar a equipe e fornecedores antes de receber o pagamento dos clientes.

É importante não confundir ‘saldos de caixa’ com lucro. O lucro é a diferença entre o valor total que a empresa ganha e todos os seus custos, geralmente avaliados ao longo de um ano ou período de negociação especificado. Se pode prever um bom lucro para o ano, mas ainda assim enfrentando momentos em que não terá mais dinheiro. Por isso é extremamente importante uma boa organização financeira.

No entanto, ter muito dinheiro em conta bancária nem sempre é o melhor para o negócio. Se a organização tiver muito dinheiro disponível, em alguns casos pode ser uma boa ideia transferi-lo para outra conta com uma taxa de juros mais alta ou usá-lo como capital para investimentos de curto prazo. Escolher a conta bancária certa para o negócio é muito importante, portanto, é recomendável que se procure orientação profissional do banco, contador ou consultor financeiro.

Em resumo, a gestão financeira é algo fundamental para sua empresa. Caso tenha dúvidas de como fazer isso, entre em contato com um de nossos especialistas e conheça o SGE da Insoft.