Digitalização de empresas

A digitalização é a conversão de informações para o formato digital, o que não é um conceito novo. Frequentemente os gestores confundem a digitalização com simplesmente a ausência de papel, mas pode significar muito mais.

Para algumas organizações, a digitalização quer dizer um estilo diferente de trabalho, como acessar informações de dispositivos móveis em campo e colaborar com funcionários remotos de novas maneiras. Essas mudanças de processo exigem mais do que apenas substituir documentos em papel por documentos digitais.

 

Por que digitalizar uma empresa?

1. Fácil alcance de informações

Adquirir um software que se possa instantaneamente, a qualquer hora e de qualquer lugar, ter acesso às informações é de suma importância para uma instituição. Tanto para o time de vendas quanto para os gestores.

 

2. Modernização e maior competitividade

A transformação digital de um negócio apresenta enormes oportunidades de inovação e vantagens competitivas, que podem exigir uma transformação por completo da organização: mudanças culturais, estratégicas, tecnológicas, operacionais. Onde os processos desempenham um papel fundamental em conjunto com os dados, ultrapassando a concorrência despreparada.

 

3. Maior adaptabilidade e flexibilidade diante à cenários incertos

Conheça algumas etapas para ter mais flexibilidade com a digitalização de empresas.

- Perceber os dados como um recurso importante:

Um projeto de processo completo em TI e processamento de dados garante que os rotinas do negócio comuniquem-se perfeitamente: da coleta, leitura e classificação ao processamento e exportação.

- Virtualização de todos os processos:

Os dados de todos os processos podem ser virtualizados para que possam ser apresentados visualmente.

Essa automação permite reduzir a carga de trabalho administrativa de TI, economizando custos e tornando a empresa mais flexível e rápida.

- Otimização de tempo:

As medidas descritas acima aumentam a flexibilidade do negócio, mas é de extrema importância a utilização de um SGE. Ele é capaz de gerar autonomia para os departamentos, possuindo todas as informações integradas, facilitando a rotina empresarial.

 

4. Redução de custos operacionais gerais

Retomando os motivos para digitalizar uma empresa, temos a redução de custos como uma das principais. A instituição economiza custos e tempo, pois os documentos em formato digital armazenados na nuvem otimizam seus gastos. Menos espaço de escritório, menos pastas, menos papel, menos recursos para operar fisicamente nelas. Imprimir, classificar, arquivar requer um bom tempo de trabalho faturáveis, em vez de alguns cliques do mouse.

 

5. Mais sustentabilidade

Digitalização e sustentabilidade são duas das influências de mercado mais poderosas no cenário corporativo atual. Cada um deles gera pesquisas sobre como isso mudará a prática de gestão e, de forma mais ampla, os negócios e a sociedade.

Os exemplos dessas duas tendências convergindo dentro da organização são abundantes, de tecnologias limpas a processos de produção mais ecológicos para transformar o valor da marca de uma empresa como uma empresa sustentável.

 

- Como digitalizar uma empresa?

Para muitos gestores pode parecer uma tarefa difícil, mas a tecnologia chegou para ajudar.

Uso de ferramentas online, de gerenciamento eletrônico de documentos permitem que os usuários indexem seus documentos. Isso significa que os documentos podem ser enviados diretamente para várias fontes, permanecendo seguros durante todo o processo.

 

- Automatização de processos

A digitalização das empresas já provou ser indispensável para o sucesso dos negócios hoje em dia. Sendo assim, começar a usar tecnologias para mudar seu modelo de negócios deve fornecer novas oportunidades à organização.

Por fim, digitalização é aliada de um bom SGE, afinal de contas, uma empresa dificilmente conseguirá se manter ágil sem o auxílio de um software adequado. A gente pode ajudar com isso. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente e vamos conversar!