Consumidor 4.0

O que é o consumidor 4.0?

Primeiramente é importante compreender todo o cenário anterior à evolução dessa figura. A primeira fase, conhecida como consumidor 1.0, era marcada pelo pragmatismo e passividade do indivíduo na relação com as empresas. Assim, ao ser impactado pelos anúncios, ele apenas procurava as características que o agradavam em um produto.

Em seguida, na fase 2.0, o consumidor começou a entender melhor a competição entre as marcas. Então passou a querer se informar mais sobre os diferenciais de cada item ou serviço.

Na terceira fase, o comprador 3.0 passa a ter um papel maior no processo de venda e quer se sentir parte da jornada de compra. Nesse momento ele deixou de ser apenas a parte externa da transação e se tornou fundamental para a estratégia das marcas.

Chegou-se, assim, ao consumidor 4.0, que tem como sua principal aliada a tecnologia.

 

Conectado constantemente, o seu nível de exigência aumentou de forma considerável. Afinal, agora ele tem mais acesso às informações. Como consequência, cobra que as empresas entreguem não apenas um produto de qualidade, mas uma ótima experiência durante toda sua jornada de compra.

 

Quais são as características do consumidor 4.0?

 

- É ativo, seja para realizar uma avaliação de compra, seja para elogiar uma campanha, o consumidor está mais ativo do que nunca;

- Sempre que possível ele deseja se relacionar com as empresas, dando os feedbacks, reviews e compartilhando suas experiências sobre diversos assuntos;

- Esqueça a passividade do passado. Agora é o consumidor 4.0 quem toma as decisões, analisando constantemente o que as marcas oferecem;

- Atento às informações:

Todas as suas decisões são baseadas em informações. Pode ser um feedback negativo de outro cliente ou um artigo comparando funcionalidades de dois produtos. Antes de realizar uma compra, o consumidor 4.0 fará uma pesquisa aprofundada sobre o assunto do seu interesse. Assim conseguirá encontrar a solução mais adequada para aquilo de que necessita, reduzindo as chances de insatisfação;

- Prioriza a relação emocional com a marca.

Por fim, mas não menos importante na compreensão sobre o que é consumidor 4.0, é fundamental que se saiba que o relacionamento com as marcas também é essencial, sendo um diferencial para a consumação de transações interessantes para todos.

 

Como abordado acima, esse consumidor não deseja apenas percorrer um processo de compra. Ele é conquistado ao sentir-se parte dos valores e práticas daquela empresa.

O produto pode ser bom e o preço atrativo, mas ele precisa ser envolvido.

 

- O que fazer para atrair e fidelizar esse consumidor?

Agora que você já sabe o que é consumidor 4.0 e quais as suas características, o que fazer para conseguir atrair e fidelizar clientes com esse perfil? Confira algumas dicas para aumentar a precisão das suas ações estratégicas.

 

1. Adote uma estratégia Customer Centric

O conceito de Customer Centric trabalha com a experiência do consumidor em primeiro plano. Ou seja, todas as suas ações, estratégias e planejamento são voltados para entregar o melhor ao consumidor nas diferentes etapas da jornada de compra. Colocando o cliente em foco, fica mais fácil atender às demandas de acordo com suas exigências.

 

2. Relação humanizada

Por mais que a tecnologia seja bastante utilizada no serviço de atendimento ao cliente, é preciso entender o que o consumidor 4.0 deseja.

De acordo com o levantamento feito pela Verint, quase 80% dos usuários querem a interação humana ao se comunicar com uma marca. Por isso, não se esqueça de treinar a equipe e, assim, oferecer ainda mais empatia aos clientes.

 

3. Atendimento rápido e eficiente

O consumidor 4.0 deseja atendimento dinâmico e resultados. Ou seja, não basta se comunicar com ele, também é necessário ser ágil. Especialmente quando se trata de reclamação, quanto mais rápida a solução, maiores são as chances de criar uma experiência cativante.

 

4. Engajamento constante

Aproveitando as diversas plataformas de comunicação, é importante focar no engajamento constante do seu público. Para isso, algumas práticas são recomendadas:

- Utilize as redes sociais para falar sobre o segmento de atuação;

- Pergunte a opinião dos consumidores;

- Tente sempre entender o que eles procuram, para aumentar as chances de engajamento;

 

Em um cenário de competição acirrada, entender o que é consumidor 4.0 é essencial para chegar ao sucesso. Afinal, o cliente não tem mais paciência para aguardar um serviço de atendimento demorado ou a falta de resposta. Para quem deseja fortalecer a reputação, é vital acompanhar essas tendências.

 

Além de se aproximar dos consumidores em potencial, você aumenta a eficiência das suas ações e estratégias de marketing e vendas. Com isso, os custos podem ser reduzidos e o desempenho das vendas tende a aumentar de maneira significativa.

 

Para fidelizar clientes, não existe alternativa a não ser ficar por dentro das mudanças do seu público. Parte importante de uma experiência positiva para o consumidor 4.0 é ter diferentes plataformas para se relacionar com as marcas.

Em todo esse contexto, os famosos CRM são grandes aliados no relacionamento com os clientes. Eles mantêm a gestão informada de todo o andamento de negócios/contatos com os atuais clientes, e também com prospecção de novos consumidores da marca. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas.