Como criar uma marca de sucesso para o seu negócio.
Quer saber como criar uma marca de sucesso para o seu negócio?
Então fique por aqui, afinal, esse assunto é realmente muito importante e precisa de toda a sua atenção!
Mas por que ter uma marca?
Para que o público possa se identificar com a empresa e para mostrar os diferenciais do negócio e o valor que ele tem.
Identificação, diferenciais e valor: Se não considerar esses 3 conceitos, pode ter certeza de que dificilmente a marca terá sucesso!
Então, obviamente, o logotipo não deve se feito de qualquer forma, mas sim com muito cuidado, considerando propósito, objetivos e metas.
Pergunte a si mesmo: Onde quero chegar?
Esse simples questionamento faz toda a diferença, pode apostar!
Ficou com dúvida?
Não se preocupe!
No próximo tópico você vai entender melhor todos esses pontos, além, é claro, de saber exatamente como criar uma marca de sucesso.
Então, aproveite as informações!
5 passos de como criar uma marca de sucesso
Nesse tópico, você vai conhecer os 5 passos essenciais de como criar uma marca de sucesso.
Confira!
Passo 1 – Entenda o seu mercado
Entender o mercado significa saber quem é o seu cliente e as suas características, quem são os concorrentes e fornecedores e tudo que envolve o seu nicho.
Como o concorrente se comunica com o público? Quais são os melhores fornecedores? Qual o perfil, os interesses e comportamento do cliente?
Com um bom plano de negócios, é possível responder essas perguntas, além de estruturar muito bem o projeto e o contexto em que ele está inserido.
Então, comece agora mesmo a planejar o seu!
Passo 2 – Defina os valores e o objetivo da empresa
Você precisa entender claramente os valores e os objetivos da empresa e deve passar isso para toda a equipe.
As pessoas precisam saber de que forma elas devem atuar e com qual propósito.
Isso faz toda a diferença na hora de saber como criar uma marca de sucesso!
Passo 3 – Entenda o posicionamento da empresa no mercado
Depois de entender o ambiente interno da empresa e o seu mercado, é essencial que defina a forma como quer se posicionar.
Mas atenção: O posicionamento deve estar relacionado com a solução dos problemas das pessoas, que pode ser a mesma do concorrente, mas com alguns diferenciais, ou algo completamente novo.
Que problema você resolve com o seu produto ou serviço? Qual é a mensagem que quer passar para as pessoas com a sua marca? Qual será o seu discurso?
Passo 4 – Defina a tagline
A tagline nada mais é que a promessa de valor de uma marca ao seu cliente.
É o motivo pelo qual ela existe, que precisa ser apresentado em uma frase curta.
Mas calma, a tagline não é o slogan.
Diferença?
Os slogans são comerciais e podem ser alterados com o tempo.
Já as taglines devem estar presentes com a marca enquanto ela existir.
Quer um exemplo?
O Think Different, da Apple.
De tão forte, essa tagline faz com que a marca seja uma das mais valiosas do mundo.
Isso mesmo!
Perceba que quem opta por um iPhone vislumbra o valor que ele tem e o seu conceito diferenciado muito mais do que as funcionalidades.
Passo 5 – Desenvolva o design
Chegou o momento de fazer a representação gráfica da sua marca.
Basicamente, você vai utilizar todos os outros passos para mostrá-los no seu logotipo.
Importante: Além de optar por um que o seu público se identifique e que seja bonito e original, é essencial que considere formas reconhecidas facilmente pelo sentido de visão e que tenham a linguagem gráfica do seu nicho.
Agora que já conhece os 5 passos de como criar uma marca de sucesso, o que acha de começar agora mesmo a estruturar a sua?