6 dicas de segurança em TI para sua empresa

Quem, hoje em dia, consegue administrar uma empresa sem o uso da internet e do e-mail corporativo?

Impossível né?

Hoje, são ferramentas indispensáveis no dia a dia empresarial e com isso acabamos expondo, sem querer, arquivos e informações valiosas. Por isso alguns cuidados devem ser tomados para proteger os seus dados, dentre eles listamos seis dicas:

1- Navegue somente em sites seguros.

Parece óbvio, mas não é. Principalmente quando utilizamos sites de buscas confiáveis, que nos direcionam para outro, como resultado de nossa pesquisa. Caso isso aconteça, não cadastre os seus dados empresariais e pessoais nestes sites que você não conheçe, que não sejam confiáveis. Desconfie de tudo! Promoções atrativas demais, o conhecido “clique aqui para ganhar”, entre infinitas outras possibilidades.

2- Muito cuidado com os downloads. Pois é, eles são um dos principais caminhos de entrada dos vírus. Ao procurar virtualmente um programa específico, conte com o nosso suporte de TI para te auxiliar. Dentro do link que você encontrar para baixar o seu programa, pode vir acompanhado de vírus.

3- Nunca clique em links desconhecidos. Isso já estamos cansados de saber, né? Porém estes links estão cada vez mais criativos.

Principalmente nos e-mails que vem acompanhados de links ou arquivos para downloads com caráter malicioso. Sendo fontes desconhecidas e assuntos que não fazem parte da rotina, tenha cuidado. Na dúvida sempre conte com a nossa equipe de TI, pois a partir de uma invasão você possibilita acesso à informações valiosas.

4- Não envie dados muito importantes por e-mail.

Quando um hacker possui acesso a sua conta, talvez ainda um fato desconhecido seu, ele passa a ter o mesmo acesso que você. Por isso evite a troca de informações bancárias, financeiras, senhas, tudo o que pode ser utilizado contra você e sua empresa.

5- Vale dar uma conferida. Passe o mouse sobre o link (sem clicar) e verifique se no canto inferior esquerdo a barra de status do navegador (o local que você será encaminhado se clicar nele). Caso seja um “.exe” quer dizer que é um executável, ou seja, um programa provavelmente, e não site. Então, cuidado redobrado!

6- Conte com profissionais de TI. São os seus melhores aliados quanto a proteção de suas informações, segurança de seus dados e que vão te auxiliar sempre. Conte com a equipe da Insoft!